O Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul) fará parte do grupo de trabalho para a criação do Comitê Gestor de Saúde do Estado. O assunto foi debatido com a governadora do Estado, Daniela Cristina Reinehr, em audiência, na última sexta-feira, 6, com as entidades médicas hospitalares de Santa Catarina. O comitê com caráter técnico terá a missão de ampliar a comunicação do setor junto ao Executivo Catarinense, permitindo a solução mais ágil das dificuldades na assistência à população de todo o Estado.
“O foco maior no momento é possibilitar o fortalecimento das ações no combate à Covid-19 e planejar o pós-pandemia, de forma a garantir a manutenção dos avanços alcançados na saúde durante a crise sanitária – recursos e habilitação de leitos de UTI, entre outros – e na busca de melhorias ainda necessárias na área”, ressalta o presidente do Simersul, Licínio Argeu Alcântara.
Entidades envolvidas
Participam da criação do novo grupo de trabalho: a Associação Catarinense de Medicina (ACM), o Simersul, o Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc), o Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), a Academia de Medicina (Acamesc), a Federação e a Associação e Hospitais de Santa Catarina (Fehoesc e Ahesc), a Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas (Fehosc), o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), os Consórcios Intermunicipais de Saúde e o Movimento Hacking Health.
Os dirigentes das entidades relataram suas principais preocupações para a qualidade da assistência dos catarinenses e fizeram solicitações à governadora, que se comprometeu em analisar com agilidade todos os pedidos.
Autonomia do médico e atendimento
precoce dos pacientes com Covid-19
Os médicos catarinenses vêm merecendo atenção de Daniela Reinehr ainda quando ocupava o cargo de vice-governadora. Num dos momentos de maior agravamento da pandemia, no último mês de julho, Daniela se reuniu por videoconferência junto aos dirigentes do Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina (Cosemesc), com coordenação do presidente da ACM, Ademar José de Oliveira Paes Junior.
No encontro virtual, ouviu as solicitações dos representantes da classe e garantiu apoio à autonomia dos médicos, na definição do tratamento dos pacientes com Covid-19, incentivando o atendimento precoce, já nos primeiros sintomas da doença.
Durante a audiência desta sexta-feira, a governadora reafirmou seu compromisso junto aos médicos e destacou que o enfrentamento da pandemia em Santa Catarina será feito com o respeito à relação médico-paciente, na prescrição do tratamento de cada caso, de acordo com as necessidades individuais. “Dessa forma, vamos evitar a lotação dos leitos hospitalares, especialmente das UTIs, e ajudar a salvar vidas”, conclui a chefe do Executivo do Estado.
Com informações da Assessoria de Imprensa da ACM.
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa Simersul