O Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC), vem a público demonstrar enorme preocupação com o cerceamento da liberdade de expressão e de imprensa, percebidos há algum tempo, e em especial neste período que é o maior e o mais importante momento eleitoral desde o retorno da Democracia no Brasil.

As inoportunas e imprudentes tentativas de soterrar cláusulas pétreas da nossa Constituição, recém completados os seus 34 anos, por parte da Justiça Eleitoral, são inaceitáveis.

O despertar letárgico das entidades de classe, das representações da sociedade civil e demais instâncias da cidadania, que ainda não se manifestaram, assombra. Esta letargia faz-se por acomodação, surpresa, interesses diversos ou por medo, como se o inquisidor Tomás de Torquemada ainda estivesse vivo entre nós?

O COSEMESC repudia veementemente a censura e restrições que possam tirar de qualquer cidadão a garantia constitucional de livre manifestação de ideias, opiniões e informações, bem como, qualquer gesto que possa impedir o cidadão de ter acesso à informação onde ele entender adequado e alinhado a seus valores, e a partir dele, consolidar a sua própria posição.

O COSEMESC luta pela liberdade de expressão em todas as suas formas, pela urbanidade e tolerância, especialmente quando das divergências comportamentais.

Censura é RETROCESSO!

Censura NÃO!

COSEMESC

ACM – Associação Catarinense de Medicina | ACAMESC – Academia de Medicina de

Santa Catarina | CRM/SC – Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina | SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina | SIMERSUL – Sindicato dos Médicos da Região Sul de Santa Catarina

Signatário

ACMR – Associação Catarinense dos Médicos Residentes

Santa Catarina, Outubro de 2022.