A Regional Médica da Zona Carbonífera (RMZC) realizou nessa sexta-feira e sábado a 12ª Jornada Médica da Zona Carbonífera e a 1ª Jornada Sul Catarinense de Emergência Médica, reunindo médicos e estudantes de Medicina da região. O Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul), representado pelo presidente Dr. Licínio Argeu Alcântara, esteve presença durante a realização do evento, que ocorre no auditório Jayme Zanatta, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
O evento contou com uma programação extensa, debatendo temas importantes como o serviço de atenção às urgências, o Samu, abordado pelo coordenador regional do serviço, Vanderlei Damin. Também contou com as palestras “Emergências em Pediatria” proferida pela Dra. Renata Michels Périco; “Urgências e emergências que cursam com sangramento vaginal em obstetrícia”, com a Dra. Andressa Biscaro; “Dor torácica, cardíaca e não cardíaca”, com o Dr. Leonardo Martins Fernandez; “Diagnósticos diferenciais de abdômen agudo na emergência”, com o Dr. Ivam Moritz Martins da Silva e “Manejo da asma grave”, com o Dr. Alberto Chterpensque.
“Ficamos orgulhosos com a presença de todos aqui, especialmente os estudantes que vieram em busca de conhecimento. Essa jornada mostrou a força dos acadêmicos. Muitos dos palestrantes dessa jornada já foram meus alunos e estão aqui hoje palestrando e passando conhecimento para todos nós. Que isso sirva de estímulo para os alunos que participam desta edição”, destacou o presidente da (RMZC), Alexandre Faraco.
Conforme Faraco, os acadêmicos também passarão a ter espaço na diretoria da Regional Médica. “Com a capacidade de organização que as ligas acadêmicas têm mostrado, nós estamos fazendo uma alteração no estatuto, nos moldes da Associação Catarinense de Medicina, e a partir da próxima gestão teremos uma diretoria acadêmica dentro da Regional Médica”, destacou o presidente.
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa do Simersul